Como mudaram as tecnologias de internet na última década? Como essas mudanças afetaram a maneira como nos envolvemos, relacionamos, nos organizamos e agimos?
 
Dominemos a tecnologia! começou como a semente de uma ideia em 2006, quando reconhecemos a necessidade de recuperar a contribuição histórica das mulheres para o desenvolvimento da tecnologia e para contrapor às manifestações crescentes de violência de gênero através de tecnologias de informação e comunicação. Desde então, a ideia criou raízes e floresceu com a expansão de uma rede de ativistas, grupos, organizações e feministas que tomaram o controle da tecnologia para pôr fim à violência de gênero em diferentes partes do mundo.
 
Organizamos formações, participamos de protestos, escrevemos cartas de amor às sobreviventes, compartilhamos estratégias, criamos cartões postais digitais e abrimos espaços para incluir relatos de todas, desde apanhados de histórias, canções e relatos digitais até rodas de conversa. Realizamos campanhas de solidariedade com outras feministas para reforçar suas chamadas e temos nos fortalecido com a solidariedade de outros grupos e pessoas.
 
Durante 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero (25 de Novembro a 10 de Dezembro), compartilharemos nossa história coletiva de mudança.

Como você pode participar?

Ao celebrarmos dez anos de resistência criativa, olhamos para trás e seguimos em frente. Queremos ouvir a sua história de gênero e tecnologia.
 
Que papel a Internet tem desempenhado no desenvolvimento do seu feminismo? Qual a importância das TIC para seu ativismo feminista? Qual foi a primeira campanha em que você participou e como foi a sensação de ser parte dela? Que mulheres ou grupos inspiraram você a começar a se manifestar em defesa dos direitos das mulheres?
 
Você já teve que lidar com algum assédio on-line ou outras formas de violência baseada no gênero por ser mulher e, em particular, feminista? Foram experiências como essas que a motivaram a agir? De que maneira você tem usado a tecnologia de forma criativa para desafiar as normas de gênero, defendendo os direitos das mulheres ou demonstrar a sua solidariedade?
 
Você já participou de Dominemos a Tecnologia!? Como você se sentiu na primeira vez em que ouviu falar sobre isso? Como as campanhas têm feito diferença na sua comunidade?
 
Vamos escrever nossa história coletiva de compromisso feminista com a tecnologia para a transformação.

Passe à ação!

1. Registre a história de Dominemos a Tecnologia!

Trace a linha do tempo da campanha com o seu ativismo. Como você se envolveu na campanha? Compartilhe suas ações, conteúdo e momentos inspirados da última década. Criaremos assim uma linha do tempo interativa para traçar nossa história coletiva. Adicione o seu site de campanha local ao sítio web, escreva para ideas@takebackthetech.net ou envie um tweet para @takebackthetech.
 
Espalhe a voz. Você sabe de alguma campanha divertida ou atividade prevista para acontecer este ano? Você vê algo que você gosta em nosso arquivo de ações, em nossos multimeios de campanha ou na linha do tempo interativa? Compartilhe com a sua comunidade com a hashtag #takebackthetech.

2. Reescreva a história das mulheres na tecnologia

Não conte, mostre. Vamos inundar a rede com imagens de mulheres que utilizam a tecnologia. Tire uma foto com imagens de mulheres usando tecnologia (com permissão) e envie para ideas@takebackthetech.net ou para @takebackthetech. Seja criativa. Mostre-nos a sua plataforma ou ferramenta favorita; deixe-nos ver como você utiliza o dispositivo de uma maneira que seja exclusivamente sua.
 
Faça história. Dê uma olhada em nossas cartas de jogo de mulheres na tecnologia e use a planília para acrescentar mulheres de sua comunidade. Tenha-as à mão para lembrar às pessoas ao seu redor quem foi que escreveu o primeiro algoritmo publicado para uma máquina ou o código para ir à Lua.

3. Conte a história de violência contra as mulheres em nossas próprias palavras

Amplifique o trabalho das mulheres. Quais são as formas mais inteligentes, mais engraçadas e mais poderosas com que as mulheres e meninas estão dominando a tecnologia para combater a violência? Compartilhe blogs, aplicações, memes, história em quadrinhos e mais através de @takebackthetech ou ideas@takebackthetech.net.
 
Priorize as palavras das mulheres. Visite o novo site web com histórias digitais da APC para ver histórias sobre temas como a superação da violência. Fale sobre elas com a sua comunidade e aprenda sobre a narrativa feminista.
 
Construa o movimento conectando sites de todo o mundo e ao longo das décadas. Seja parte da história e veja-a crescer. Dominemos a tecnologia!